As Principais Diferenças Entre Tênis e Beach Tennis

O mais novo esporte queridinho do momento é o beach tennis: o famoso tênis de areia. Uma variação que surgiu do tênis tradicional, ele vem sendo muito procurado como opção para atividade física, sendo uma atividade que tem atraído aos mais jovens em busca da ação de se movimentar e o ato da socialização. Embora ambas as variações compartilhem a paixão por uma bola e uma raquete, eles apresentam diferenças significativas em termos de ambientes para praticar, raquetes e movimentações corporais.

As diferenças começam nas raquetes utilizadas em cada modalidade. No tênis convencional, as raquetes costumam ser maiores, mais pesadas e projetadas para fornecer controle e potência nos golpes. Já no beach tennis, as raquetes são mais leves e desenvolvidas para facilitar a movimentação na areia, permitindo ao jogador executar movimentos com maior agilidade.

O tênis tradicional é normalmente praticado em quadras rígidas ou de saibro, com estrutura e padrões definidos. Por outro lado, o beach tennis pode ser jogado em diversas praias ou quadras de areia, tornando-se uma opção mais acessível em termos de localização e custos, uma das razões para sua popularização nos últimos tempos.

Em relação às movimentações corporais, o tênis convencional exige intensos deslocamentos laterais e explosões de velocidade para cobrir toda a extensão da quadra. Esse tipo de movimentação requer um alto nível de resistência e preparo físico. Por outro lado, o beach tennis enfatiza movimentos curtos e rápidos, priorizando a agilidade e o reflexo, já que a instabilidade da areia pode dificultar a locomoção.

Quanto aos benefícios para o corpo, ambas as modalidades oferecem vantagens distintas. O tênis convencional é uma excelente atividade cardiovascular, queimando calorias, melhorando o condicionamento físico e fortalecendo os músculos das pernas, braços e core. Por sua vez, o beach tennis trabalha principalmente com coordenação motora, reflexos, equilíbrio e o trabalho em equipe, já que as partidas são normalmente desenvolvidas em duplas, sendo uma ótima opção para quem busca unir diversão e atividade física ao ar livre. O jogo na areia proporciona menor impacto nas articulações, tornando-se uma alternativa interessante para pessoas que desejam reduzir o risco de lesões.

Embora o tênis convencional e o beach tennis compartilhem raízes semelhantes, suas diferenças oferecem experiências únicas para os praticantes. A escolha entre as modalidades depende apenas do objetivo e cada um, tendo em ambas um esporte que promove a diversão, saúde e a possibilidade de fazer novas amizades através do esporte. E você, qual o seu favorito?

por Amanda Fernandes

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Categories

Outros posts

O Esporte Por Trás Do Esporte

No mundo do esporte de alto desempenho, a busca constante por melhorias no desempenho leva os atletas a explorar diversas estratégias. Uma abordagem que tem