As Mulheres No Esporte

No mês da mulher não podíamos iniciar de outra forma que não homenageando as mulheres que quebram paradigmas e se superam diariamente no mundo esportivo. Para celebrar esses nomes, vamos relembrar as histórias de algumas mulheres brasileiras ao decorrer dos anos em diversos esportes, e quem são as melhores esportistas do momento.

Começando por Aída dos Santos, pioneira do esporte brasileiro, foi para o outro lado do mundo — nas Olimpíadas de Tóquio em 1964 — sem incentivo ou qualquer tipo de recurso, se tornando a primeira mulher brasileira finalista nos Jogos, virando um ícone do atletismo ao alcançar a quarta colocação no salto em altura. O pódio de melhor desempenho entre atletas brasileiras foi dela durante 32 anos.

Daiane dos Santos fez história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de Ginástica em 2003, em Anaheim na Califórnia. No mesmo ano realizou o que seria chamado “Do Santos” em sua homenagem, sendo um movimento inédito de duplo twist carpado.

A carioca Maya Gabeira entrou para o Guinness ao ser a primeira mulher de toda história a surfar a maior onda — com 23,5 metros em Nazaré, Portugal, 2020. Neste mesmo local, em 2013, Maya havia sofrido um gravíssimo acidente quando foi resgatada inconsciente do mar. Uma história de superação e orgulho feminino.

“A gente jogava realmente pela honra, pela vontade de ser melhor, de ser reconhecida.” — Maria Esther Bueno, lenda do tênis no Brasil.

A maior pontuadora da história da Seleção Brasileira de Basquete é Hortência Fátima Marcari, com 3.160 pontos marcados em 127 partidas oficiais. Em 2002 entrou para o Hall da Fama de Basquete Feminino e, em 2005, foi a primeira brasileira a entrar para o Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete, ao lado de Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson.

“Estou totalmente comprometida em trabalhar com a ONU Mulheres para garantir que mulheres e meninas em todo o mundo tenham as mesmas oportunidades que homens e meninos têm para realizar seu potencial. Eu sei, a partir da minha experiência de vida, que o esporte é uma ferramenta fantástica para o empoderamento.” – Marta Vieira da Silva, principal jogadora de futebol do mundo.

Rayssa Leal, é campeã mundial de skate street, sendo a medalhista mais jovem dos Jogos em 85 anos. Conhecida como Fadinha do Skate, começou a treinar o esporte aos seis anos, ficando famosa por um heelflip executado em um vestido de fada azul brilhante. Apenas podemos esperar para ver o que a atleta vai realizar ainda mais no futuro.

CURIOSIDADE:

Cada vez mais é possível ver a presença de streamers mulheres no cenário de eSports, esse crescimento se deve pela luta da inclusão feminina no meio, a busca por criar espaços seguros e do desenvolvimento em si dos torneios de jogos eletrônicos.

 

Escrito por Amanda Fernandes

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Categories

Outros posts

O Esporte Por Trás Do Esporte

No mundo do esporte de alto desempenho, a busca constante por melhorias no desempenho leva os atletas a explorar diversas estratégias. Uma abordagem que tem