Exercícios no Inverno: fique por dentro dos benefícios e cuidados!

No outono/inverno é comum sentirmos menos disposição, principalmente para a prática de exercícios físicos, isso acontece porque o nosso corpo acaba consumindo muita energia para manter-se em uma temperatura estável, o que acarreta em menos disposição e mais fome, mas nem por isso podemos deixar de lado a prática dos exercícios físicos, então fique atento a algumas dicas para você não desanimar nesse momento e superar mais esse desafio.

Aqueça a sua paixão pelo esporte

Estar comprometido com os resultados e com a saúde é primordial para não deixar a temperatura comprometer os resultados. Mesmo com a preguiçinha causada pelo frio, não desanime, apenas faça o seu treino acontecer! Busque uma companhia, uma atividade que seja prazerosa e pense nos 3 benefícios de se treinar no inverno que separamos abaixo e dê aquele UP para sair debaixo das cobertas. Confira:

  • Reforça o sistema imunológico: treinar no frio é ótimo para a resistência e diminui o risco de contrair gripes e resfriados muito comuns nessa época;
  • Queima maior número de calorias: no frio o nosso metabolismo aumenta, e por esse motivo, sentimos mais vontade de ficar na cama e de comer, isso acontece porque temos mais perda de temperatura corporal, sendo assim, o corpo é obrigado a aumentar seu metabolismo e queimar maior número de calorias, o que pode ser usado ao seu favor, caso o objetivo seja perder gordura.
  • Maior hidratação do corpo: durante os exercícios em dias mais frios o nosso corpo acaba suando menos, o que pode ser favorável, pois assim há menor perda de água, o que aumenta a capacidade do plasma no sangue (que é composto por 90% por água). Observação: ao contrário do que muitas pessoas pensam o suor não tem relação com perda de calorias. Logo, suar menos é um benefício.

Dica: respire pelo Nariz

Respirar pelo nariz é essencial, principalmente quando falamos sobre exercícios no inverno, isso porque, o ar quando é inspirado pelo nariz e é aquecido até chegar aos pulmões, já quando o ar é inspirado pela boca, ele não é aquecido, o que nos deixa propensos a doenças respiratórias. Então, na hora de respirar, respire pelo nariz!

Opte também por usar máscaras ou bandanas em frente ao rosto, elas podem ajudar a deixar o ar mais quente, o que é ótimo para quem realiza exercícios ao ar livre como, corrida e caminhada.

Roupas Adequadas

Manter a temperatura corporal estável é primordial e mesmo para praticar exercícios é necessário investir em roupas que possam esquentar e se alinhar a temperatura corporal da melhor maneira (mesmo que depois ao longo da prática você precise tirar), elas vão te ajudar a deixar o treino mais confortável, por isso, opte por Jaqueta Corta Vento, Blusas de manga longa, CalçaLegging, por exemplo.

E aí, mais motivado e preparado para continuar com os treinos nessa estação mais fria?

Escrito por Carol Dias.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Categories

Outros posts

O Esporte Por Trás Do Esporte

No mundo do esporte de alto desempenho, a busca constante por melhorias no desempenho leva os atletas a explorar diversas estratégias. Uma abordagem que tem