Saiba + sobre: Natação

Seja para cuidar da saúde, manter a forma ou apenas por hobby, a natação é um dos esportes mais completos e prazerosos, podendo ser praticada por todas as idades, incluindo crianças (até mesmo bebês) e idosos. Aproveitando a semana do Dia Nacional da Natação trouxemos algumas curiosidades e informações sobre esse esporte. Curtiu? Se interessou? Então, Continue lendo!

Sobre a Natação

A natação surgiu há milênios, mas o hábito de competir em piscinas é recente e iniciou-se  por volta da década de 1930. Desde então a prática vem ganhando muitos adeptos e hoje torna-se um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, podendo ser praticada por toda a vida e trazer muitos benefícios.

O esporte possui 4 estilos de nado, eles são:

  • Nado Livre (Crawl): é o estilo mais utilizado e mais rápido. Consiste em movimentar os braços  de maneira alternada, flexionando o cotovelo, puxando água com a mão e esticando o braço a frente do corpo.
  • Nado de Costas: caracteriza-se pela posição do nadador de costas para o fundo da piscina, com uma batida rápida de pernas e braçadas alternadas.
  • Nado de Peito: o  movimento do nado de peito é curto, circular e de forte impulsão das pernas. O movimento dos braços é simultâneo, assim como o das pernas; braços, contudo, executam o movimento antes das pernas.
  • Nado Borboleta: o nadador fica deitado com a barriga para baixo e precisa movimentar o corpo através de ondulações do quadril até os membros inferiores. Em seguida ele puxa os braços para fora da água, os jogando simultaneamente para frente completando assim a braçada.
  • Medley: é um estilo de nado que junta os quatro estilos de natação. Podendo a ordem ser: costas, peito, borboleta e crawl.

Benefícios da natação

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis e possui diversos benefícios para quem a prática. Veja:

1- Um esporte completo: a natação trabalha a maior parte dos músculos e articulações do corpo, o que é ótimo para aumentar a flexibilidade.

2- Combate o estresse e melhora a memória: a prática promove o bem-estar e ainda melhora a circulação e a oxigenação do sangue, o que é capaz de trazer benefícios a memória e a capacidade de raciocínio.

3-Melhora a respiração: a  natação é um esporte com grande exigência respiratória e que fortalece os músculos da parede torácica, o que ajuda muito na respiração e a capacidade aeróbica.

4- Proporciona grande gasto de calorias: como este é um esporte feito dentro de água, os músculos são forçados a exercer um maior esforço, o que acaba por aumentar o gasto de calorias e ganho de massa muscular.

Como iniciar?

Assim como todo exercício a natação precisa de autorização e acompanhamento médico para conhecer as limitações e impactos que o exercício pode causar no seu corpo, o ideal é começar realizando uma avaliação médica.

Após esse passo (caso você seja liberado pelo médico), busque uma academia com instrutores e que seja próxima da sua casa ou trabalho, e aí sim inicie essa atividade super prazerosa e benéfica tomando todos os cuidados necessários.

Atenção: o cloro das piscinas é prejudicial aos olhos e cabelos. Por isso, é importante também adquirir óculos de natação para impedir que a água entre em contato com os olhos e lavar bem o cabelo após a prática.

Obter uma touca de natação também é ideal, apesar dela não impedir que a água entre em contato com o cabelo, ela impede que os fios fiquem soltos na piscina.

E aí, que tal partir para uma academia (pós-pandemia, claro) e conhecer mais sobre os tipos de nados que citamos acima e pratica-los obtendo muitos benefícios para a saúde com a ajuda de um instrutor?

Escrito por Carol Dias.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Categories

Outros posts

O Esporte Por Trás Do Esporte

No mundo do esporte de alto desempenho, a busca constante por melhorias no desempenho leva os atletas a explorar diversas estratégias. Uma abordagem que tem