Saindo da zona de conforto

Por que sair da zona de conforto e começar algo novo pode ser tão difícil, principalmente quando falamos de atividades físicas? Por que a procrastinação acontece e por que deixamos para começar sempre no dia de amanhã? Essas é são duas das principais perguntas que nos fazemos quando nos sentimos impotentes para começar algo novo.

O principal fato que nos impede de praticar exercícios físicos, não é a preguiça ou falta de força de vontade, e sim fatores neurológicos. O nosso cérebro consome muita energia e por esse motivo, busca economiza-la ao máximo, dessa forma adicionar ou mudar um hábito que exige ainda mais consumo de energia e envolve adaptações fisiológicas como é este caso, é tudo que o nosso cérebro não deseja, e por isso se torna algo tão difícil.

O sucesso só acontece fora da zona de conforto

O nosso cérebro é o principal gatilho para continuar procrastinando e mantendo-se sempre na zona de conforto, mas saiba: o sucesso só vem quando saímos dessa zona e colocamos nossas metas e estratégias de maneira clara em nossa mente, a fim de evitar ciclos sem fim de descontentamento consigo mesmo.

Que tal descontruir algumas ações para chegar ao sucesso?

Comece por:

  • Não projete a atividade física em uma recompensa e sim em um estilo de vida, porque você ama seu corpo. Tenha o pé no chão e saiba que os resultados podem demorar, mas que eles virão de forma gradual na saúde e na estética;
  • Não é necessário criar uma rotina radical, o essencial é ter foco. Exemplo: “esse mês eu irei treinar, seja pela manhã, tarde ou noite, nem que seja por pelo menos 5 minutos.”;
  • Não espere a motivação. Nós somos movidos a emoções que se alteram todos os dias, esperar a motivação não é uma boa estratégia. Vá treinar mesmo sem vontade, não pense muito, apenas coloque a roupa de treino e vá;
  • Faça desse momento de exercícios algo prazeroso, escute uma música que gosta, use a caminhada ou a corrida para colocar os pensamentos no lugar, esvaziando a mente do futuro e a preenchendo-a com o agora;
  • Por fim, busque se inspirar. Leia livros, siga páginas ou pessoas na internet que te encorajam e que tem a ver com o que você almeja para si.

Todos esses passos são importantes para descontruir nossa mente e parar de colocar o exercício físico de lado como se fosse algo ruim em nossa vida. Que tal começar a tentar hoje?

Não precisa acelerar, basta não parar

Manter a constância é o ideal, são necessários em média 3 meses para mudar um hábito. Vá sem pressa comece aos poucos, um passo de cada vez, alterne seus treinos, busque o que gosta mais de fazer, o exercício físico precisa ser prazeroso e não um sofrimento.

Pequenas metas, grandes hábitos

Começar a incluir um novo hábito pode não parecer fácil, mas se for inserido de forma leve, com pequenas metas e regularidade tudo vai se encaixado e se tornando mais parte do dia a dia.

Experimente o novo, saia da zona de conforto, busque aquele exercício que te faz bem e te encoraja a cada dia, o foco ideal é no crescimento e não na perfeição, essa é a chave do sucesso.

E aí, bora tentar de novo?

Escrito por Carol Dias.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Categories

Outros posts

O Esporte Por Trás Do Esporte

No mundo do esporte de alto desempenho, a busca constante por melhorias no desempenho leva os atletas a explorar diversas estratégias. Uma abordagem que tem